Armadilha

Leitura bíblica: Daniel 6.1-10

Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente (Dn 6.4).

Se alguém investigasse a sua vida, o que encontraria? De que você poderia ser acusado por seus inimigos?
Quando esta história aconteceu, Daniel tinha cerca de oitenta anos e um bom relacionamento com o rei Dario, tanto que era um dos presidentes do reino persa. Os outros governantes tinham inveja de Daniel e desejavam tirá-lo do governo e acabar com a confiança que o rei depositava nele. Procuraram um motivo, um deslize qualquer, que o desmoralizasse. O versículo 4, porém, afirma que não acharam nele culpa alguma. Eles devem ter investigado sua vida, seguido seus passos, e nada. Daniel era fiel a Deus, e sua fidelidade era refletida em uma vida íntegra e totalmente correta. Seus inimigos, então, decidiram apanhá-lo por sua fé, já que não tinham de que acusá-lo, e a armadilha deles foi um decreto do rei.
Daniel não teve medo de perder seu cargo e nem mesmo da morte. Ele cumpriu seu ritual e orou a Deus, com as janelas bem abertas. Os governantes viram e denunciaram ao rei, que teve de deixá-lo na cova dos leões. Deus livrou seu servo fiel, e depois o rei assinou outro decreto: que todos adorassem ao Deus de Daniel (v 26).
O que você faria se estivesse no lugar de Daniel? Você pode afirmar que não encontrariam falhas em sua vida? Ou há algo que lhe acusa, traz vergonha ou medo? Você continuaria fiel a Deus mesmo que isso o condenasse à morte?
Daniel é um grande exemplo para nós. Na Bíblia, não são mencionados seus pecados – não que ele não pecasse, mas Deus preferiu sublinhar sua fidelidade em todos os momentos. Busque viver como ele, para que as pessoas não encontrem falhas em sua vida – ou, se encontrarem, que sua fidelidade a Deus e integridade diante dos homens sejam tão fortes que minimizem seus erros. Peça perdão a Deus por aquilo em que você tem errado e torne sua vida agradável a ele.

Se armassem uma armadilha para você, o apanhariam em seu erro ou sua fé?

Vanessa Tiede Weiler Ribas



Comentários

Postagens mais visitadas