Surpresa

Leitura Bíblica: 1 Pedro 4.12-16 

A vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele (Fp 1.29).

Você talvez já tenha preparado para alguém uma festa de aniversário surpresa. Nestas situações fazemos o máximo possível para que o homenageado não saiba de nossos planos embora sempre pareça haver certa desconfiança por parte da pessoa. Por isto, frequentemente a festa acaba não sendo tão surpresa quanto gostaríamos, pois ocorrem diversas situações atípicas, como muitos carros de pessoas conhecidas estarem estacionados em frente ao local em que ocorrerá a festa ou as luzes apagadas onde normalmente está bem iluminado. Até parece que a pessoa já está preparada e atenta às mudanças de rotina nesta data.
No texto de hoje, o apóstolo Pedro exorta os cristãos a não serem surpreendidos pelas perseguições e angústias que teriam por causa de sua fé. Deveriam estar atentos e sabedores que isto iria ocorrer a fim de que pudessem se alegrar à medida que sofressem. O próprio apóstolo passou por tal situação chegando a ser morto pela causa de Cristo. Jesus também ensinou aos discípulos sobre isto ao afirmar, em João 16.33, que enquanto estivessem no mundo os cristãos teriam aflições, mas deveriam ter bom ânimo pois ele venceu o mundo. Ou seja, o cristão deve estar preparado para sofrer pelo evangelho porque isto é inevitável em sua vida.
Assim, seja no trabalho, na escola, na vizinhança ou mesmo na família os cristãos serão perseguidos e rejeitados por causa de Jesus da mesma forma que ele foi recusado pelos seus (Jo 1.11), podendo se alegrar mesmo diante de tal situação uma vez que assim como Cristo venceu o mundo e a morte eles também têm a certeza de que já passaram da morte para a vida. E tal qual o próprio Pedro diante de açoites por causa do evangelho (At 5.40-41) que você também possa se alegrar por ser considerado digno de sofrer pelo nome de Jesus se já entregou sua vida a ele. Portanto, não se surpreenda com a perseguição, mas lembre-se que ela só ocorre com quem é cristão.

Só sofre por causa de Cristo quem compreendeu que ele sofreu por sua causa.

Cléber Mateus de Moraes Ribas

Comentários

Postagens mais visitadas